24 agosto 2017

Curiosidades sobre carros - Astra-Gnome




A década de cinquenta foi marcada por belos carros, o surgimento do Rock e também pelo inicio da guerra fria e a corrida espacial. Com isso também surgiu a popularidade do tema viagem espacial. Foi essa a inspiração que o designer Richard Arbib usou para criar o estranho e ‘futurístico’ Astra-Gnome que era descrito como o “carro do espaço e tempo”, e suas formas representavam o que o designer acreditava como seriam os carros no ano 2000.

Nash Metropolitan 1955
Esse carro conceito de formas estranhas e futurísticas usava o chassi de um Nash Metropolitan 1955, e segundo publicações da época foi inspirado em viagens espaciais e futurísticas. Lançado em 1956 no Salão do Automóvel de Nova York, o protótipo levou apenas quatro meses para ficar pronto e foi encomendado pela empresa American Motors que queria um carro conceito com formas futurísticas e ainda assim funcional. 

Seu teto em forma de bolha fornecia uma ampla visão e abria para proporcionar uma entrada mais fácil no veículo. A redoma de vidro ainda servia como uma concha acústica para o rádio de alta fidelidade que tinha até mesmo toca discos. Outra característica interessante do carro era o relógio celestial (também desenhado por Arbib) instalado no centro do painel, e as saias laterais que cobriam os pneus para dar a impressão de um ‘carro flutuante‘, e que fez muito sucesso com o publico em 1956.   


Com 1,83m o Astra-Gnome era mais largo que a maioria dos carros de passageiros da época, o que proporcionava maior espaço interno, assim como lugar para armazenamento que possuía até um kit de seis malas que combinavam com o carro. Apesar do protótipo ser 25%  maior que o tamanho original do Nash, ele pesava 907kg, o pouco peso era devido a carroceria ser fabricada em alumínio, incluindo painéis de alumínio estriados que eram anodizados e podiam ser pintados de diversas cores.




Apesar do sucesso do pequeno e estranho carrinho a empresa nunca teve intenção de produzi-lo e esse modelo assim como tantos outros carros futurísticos da época, nunca chegou perto das linhas de produção.  Felizmente o modelo foi recuperado e restaurado, e hoje pode ser visto no museu Metropolitan Pit Stop, na Califórnia.


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