A história desse interessante veículo que parece ser uma
mistura de caminhão e ônibus começou em 1936 com a “Parade of Progress”,
uma feira de tecnologia da General Motors que percorria cidades do interior
mostrando os progressos feitos pela montadora.
A feira começou sua jornada em 11 de Fevereiro de 1936 em
Lakeland Florida, e ao todo percorreu mais de um milhão de quilômetros, visitando
mais de 251 cidades entre os Estados Unidos, Canada, México e Cuba.
A ideia da caravana surgiu durante a Feira Mundial de
Chicago de 1933, quando Charles F.Kettering vice presidente da área de
pesquisas da GM, pensou em como seria levar as inovações tecnológica para o
povo que não tinham acesso ás feiras, fazendo apresentações em cidades do
interior.
Com a grande depressão ainda assolando o país, muitas pessoas
recorriam ás feiras itinerante como modo de distração, a GM achou que uma
caravana com apresentações educacionais seria perfeita para a publicidade da empresa e durante os anos de 1934 e 1935 foram feitos os preparativos e a construção dos veículos que seriam o foco central das feiras. Oito futurísticos caminhões, pintados de vermelho e branco e fabricados especialmente para a feira na fábrica da GM em Detroit, ganharam o nome de Streamliners e usavam um chassi de 5,66m e motores GM a gasolina.
Os Streamliners eram os primeiros a chegar nas cidades, entrando em uma carreata que anunciava a feira. Outros nove caminhões GM e Chevrolets carregavam as lonas para as tendas, geradores e os demais acessórios para os shows. Um carro foi especialmente produzido com 4,70 metros e uma tecnologia ainda nova para época: ar condicionado.
Ao total a fila de veículos se estendia por quase três quilômetros pelas estradas empoeiradas do interior norte americano.
Os funcionários contratados para a feira eram todos universitários que eram rigorosamente treinados para demonstrar as inovações tecnológicas da época. A apresentação na tenda principal tinha a duração de 45 minutos e entre outros assuntos mostravam os produtos GM e Frigidaire.
Os Streamliners seguiram nas caravanas até 1939 quando a fábrica decidiu atualizar os veículos da exibição, e os oito Streamliners foram substituídos pelos novos Futurliner. A exibição também passou por modificações ficando maior e com mais atrações.
O Futurliner foi construído sobre o chassi dos caminhões militares da marca, tendo tração nos dois eixos e rodado duplo também na dianteira. A estrutura foi montada em alumínio e possuía mais de 10 metros de comprimento, 2,40 de largura e 3,35 de altura. As doze toneladas do Futurliner era movida por um motor de quatro cilindros a diesel com produzia 120CV.
Os novos modelos pegaram a estrada em Fevereiro de 1941, e todos possuíam torres de luz no teto que eram elevadas para iluminar a exibição a noite. Dentro era exibido as grandes novidades da época, o que incluía os primeiros projetos de televisores e até menos fornos microondas. Em apenas nove meses mais de trinta cidades haviam sido visitadas com um público superior á 2,5 milhões.
Apesar do sucesso a 'Caravana do Progresso' foi interrompida quando em 7 de Dezembro de 1941 os Japoneses atacaram Pearl Harbor e os Estados Unidos passou a fazer parte da Segunda Guerra Mundial.
Somente em 1953 a empresa resolveu reativar os Futurliners, reformando os antigos caminhões que ganharam motores GMC de seis cilindros e mais conforto para os motoristas incluindo ar condicionado. Na parte mecânica os Futurliners possuíam alguns problemas crônicos, como o rápido desgaste da bomba da direção hidráulica devido ao peso do rodado duplo na dianteira, e os freios inadequados para o peso dos veículos, o que durante a última viagem causou um acidente entre dois Futurliners danificando seriamente a traseira de um deles, deixando somente onze veículos na exibição final.
Com uma aceitação inferior ás outras duas caravanas, em 1956 a GM resolveu encerrar “Parade of Progress”. Com o fim das viagens os caminhões foram vendidos ou doados, e enquanto alguns foram adaptados para outras funções, outros acabaram seus dias em desmanches. Dos doze veículos fabricados apenas nove ainda existem.
Foto de Hemmings |
Nenhum comentário:
Postar um comentário