Semana passada falamos sobre o Miura no especial do dia 20 de Setembro, hoje na propagandas vintage vamos falar de outro carro nacional de luxo o Alfa Romeo.
Foi em 1974 que a fábrica lançou o Alfa Romeo 2300, que apesar de ser inspirado em outros veÃculos da marca, era desenvolvido exclusivamente para o Brasil e trazia inovações ainda inéditas no paÃs, como os cinto de três pontas (inclusive para os passageiros do banco traseiro) e freios a disco nas quatro rodas.
O Alfa Romeo 2300 trazia as linhas do designe Europeu para o
Brasil e diferente de suas concorrentes que utilizavam motores grandes, optava
por um motor de quatro
cilindros com comando duplo que gerava até 140cv, que podia fazer de 0 a 100 Km/h em menos de 12 segundos e a
velocidade máxima de 170 Km/h.
Se na parte mecânica o Alfa era um carro esportivo o interior era tão luxuoso quanto seu concorrente mais caro o Ford Galaxie (que
custava quase o dobro), com bancos dianteiros individuais com encosto para
cabeça, volante de três raios com revestimento imitando madeira, painel com
conta-giros, voltÃmetro e sensor de desgaste das pastilhas de freio. Seu
acabamento era considerado superior aos demais carros nacionais (inclusive ao
Galaxie), e em 1976 com a proibição da importação de carros o Alfa Romeo 2300
era anunciado como o “importando nacional”.
Também em 1976 chegava o Alfa 2300ti que possuÃa carburação
dupla e fazia de 0 a 100 em 10,8 segundos, com o motor de 149cv e velocidade final
de 175 Km/h.
Ao longo dos anos o Alfa também contava com comandos elétricos das travas de
porta, vidros, retrovisores, porta malas e tampa do tanque, banco traseiro
bipartido, ar condicionado, direção hidráulica, e um
tanque que comportava 100 litros para uma maior autonomia.
Foram fabricados 29,564 Alfas 2300, mas infelizmente hoje em dia eles estão cada vez mais raros, e são poucos os modelos sobreviventes desse carro que marcou a industria automobilÃstica brasileira com sua tecnologia e conforto.
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