23 setembro 2017

Carros Famosos - Agarra-me se puderes

Para quem cresceu nos anos oitenta era quase uma tradição assistir alguns filmes na televisão, e Smokey and The Bandit (Agarra-me se puderes) era um verdadeiro clássico entre eles. Perfeito para apaixonados por carros e road trips a história é cheia de perseguições, personagens engraçados e é claro carros e caminhões maravilhosos. 


O filme de 1977 foi um dos grandes sucessos daquele ano, perdendo em bilheteria apenas para o grandioso Star Wars. No Carros famosos dessa semana, vamos falar um pouco sobre a história por trás do filme e dos veículos que ainda estão na lista de desejos de muitos entusiastas por carros.


A história 


Hal Needham que em 1976 era duble de Burt Reynolds e até mesmo morava na casa de hospedes do ator, teve a ideia do enredo enquanto eles trabalhavam nas gravações de um filme na Georgia. O problema é que os amigos gostaram da cerveja Coors, mas em 1976 era ilegal a venda da bebida a leste do Mississippi, e a solução foi contrabandear alguns fardos da cerveja.

Foi quando Needham escreveu o enredo do filme em um bloco de anotações e passou para o amigo Burt Reynolds que prometeu conseguir patrocínio para o filme, mas o ator gostou tanto da ideia que aceitou fazer o papel principal. Com a entrada de Reynolds para o elenco, o filme conseguiu prestígio para ser mais que uma produção de baixo orçamento e Needham  obteve o contrato com a Universal Studios que concordou investir $5,3 Milhões na produção, voltando atrás depois de uma semana, reduzindo a verba para $4,3 Milhões devido ao alto risco do filme ser um fracasso. 

Quanto ao enredo o próprio Burt Raynolds descreveu como “o pior roteiro que já leu”e muitos dos diálogos foram improvisados nas gravações. Buford T. Justice o xerife que persegue o Bandit durante o filme, foi inspirado em um Patrulheiro do estado da Florida conhecido pelo pai de Burt Reynolds.


As principais locações do filme foram no estado da Georgia nas cidades de McDonough, Jonesboro e Lithonia. As cenas de Texarkana foram filmadas em Jonesboro e muitas das cenas de perseguições foram filmadas na Highway 54 e áreas próximas á Fayettevile.

Os Veículos 


Depois de ver a propaganda do futuro lançamento do Pontiac Trans Am 1977,  Needham soube que aquele seria o carro perfeito para o filme. Ele conseguiu um acordo com a Pontiac e quatro Trans Ams 1977 e dois Pontiac LeMans de quatro portas foram cedidos para o filme. Os Trans Ams eram na verdade modelos 1976 com a frente transformadas, ganhando os quatro faróis quadrados do modelo 77, assim como as faixas decorativas, que no capo dos modelos de 1976 possuíam a potência defina em polegadas cubicas e em 1977 foi alterado para Litros. 

Todos os quatro carros foram seriamente danificados durante as filmagens, sendo que um foi completamente destruído durante a gravação do salto sobre a ponte quebrada. Para a cena foi utilizado um foguete para ajudar na propulsão do veículo e Needham (que era duble) foi o motorista durante as filmagens. Ao final das gravações o carro sobrevivente estava em péssimas condições e precisou ser empurrado nas ultimas cenas.



Foram usados também três Kenworth W900A, pintados em Marrom café e dourado. Dois deles eram modelos 1974 identificados pelo emblema prateado padrão da marca, e um modelo 1973 com o emblema da grande dourado em comemoração dos cinquenta anos da empresa. O mural na lateral da carreta foi criado pela empresa Hobbs Trailers no Texas.

Curiosidades 


Burt Reynolds trabalhou com Hal Needham outras cinco vezes, nos filmes Hooper - O Homem das Mil Façanhas (1978), Desta Vez Te Agarro (1980), Quem Não Corre, Voa (1981), O Imbatível (1983) e Um Rally Muito Louco (1984). Smokey and the Bandit teve outros dois filmes que no Brasil se chamaram Desta vez te agarro de 1980 e Agora você não escapa de 1983 (com Jerry Reed que faz o Snowman nos outros filmes no papel do Bandit).

O sucesso do primeiro filme da trilogia foi tanto que em 1978 a Pontiac vendou 93,341 Trans Ams que eram quase 25 mil a mais que no ano anterior e as vendas subiram para 117,000 em 1979. 

Em 2014 um dos carros usados originalmente na divulgação dos filmes, foi vendido por 450 mil dólares em um leilão e no início de 2017 outro foi vendido por 550 mil. 

Jerry Reed, que faz o papel de Cledus Snow o Snowman, foi o responsável pela trilha sonora do filme. A música East Bound and Down se tornou um dos grandes sucessos do cantor. 

O terceiro filme da franquia contou apenas com uma aparição rápida de Burt Reynolds e apesar do carisma de Jerry Reed não teve o mesmo sucesso que os outros dois filmes da série. 

Smokey and the Bandit 3


Poucas pessoas sabem, mas em 1994 Hal Needham produziu uma série para a tv com quatro filmes do Bandido, com Brian Bloom no papel principal. 

Os quatro filmes produzidos para a televisão faziam parte de uma estratégia da Universal Studios para conquistar o publico abrindo caminho para uma série sobre o Bandit. O problema é que as histórias não tinham nada a ver com os filmes originais, e a baixa qualidade da gravação não conseguiu conquistar os espectadores, e a série nunca seguiu em frente.

Nesses filmes o Trans Am foi trocado pelo Dodge Stealth, que assim como o ator principal, não conseguiu ser um substituto a altura. Felizmente a história muda com o caminhão, que apesar de ser uma versão moderna do original, volta a ser da marca Kenworth. 

Os quatro filmes não possuem o mesmo charme e qualidade dos originais, mas ainda assim eram divertidos. 




O primeiro filme era um dos favoritos do diretor Alfred Hitchcock que o considerava muito divertido. 

Em 1977 um executivo da Pontiac chegou a prometer um Trans Am de presente para Burt Reynolds se o filme fosse um sucesso, mas apesar do filme ter ficado com a segunda maior arrecadação daquele ano a empresa nunca cumpriu a promessa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox