Para quem cresceu nos anos oitenta era quase uma tradição assistir alguns filmes na televisão, e Smokey and The Bandit (Agarra-me se puderes) era um verdadeiro clássico entre eles. Perfeito para apaixonados por carros e road trips a história é cheia de perseguições, personagens engraçados e é claro carros e caminhões maravilhosos.
A história
Hal Needham que em 1976 era duble
de Burt Reynolds e até mesmo morava na casa de hospedes do ator, teve a ideia do
enredo enquanto eles trabalhavam nas gravações de um filme na Georgia. O
problema é que os amigos gostaram da cerveja Coors, mas em 1976 era ilegal a
venda da bebida a leste do Mississippi, e a solução foi contrabandear alguns
fardos da cerveja.
Foi quando Needham escreveu o
enredo do filme em um bloco de anotações e passou para o amigo Burt Reynolds que prometeu conseguir patrocínio para o filme, mas o ator gostou tanto da
ideia que aceitou fazer o papel principal. Com a entrada de Reynolds para o
elenco, o filme conseguiu prestígio para ser mais que uma produção de baixo
orçamento e Needham obteve o contrato
com a Universal Studios que concordou investir $5,3 Milhões na produção,
voltando atrás depois de uma semana, reduzindo a verba para $4,3 Milhões devido
ao alto risco do filme ser um fracasso.
Quanto ao enredo o próprio Burt Raynolds descreveu como “o pior roteiro que já leu”e muitos dos diálogos foram improvisados nas gravações. Buford T. Justice o xerife que persegue o Bandit durante o filme, foi inspirado em um Patrulheiro do estado da Florida conhecido pelo pai de Burt Reynolds.
As principais locações do filme foram no estado da Georgia nas cidades de McDonough, Jonesboro e Lithonia. As cenas de Texarkana foram filmadas em Jonesboro e muitas das cenas de perseguições foram filmadas na Highway 54 e áreas próximas á Fayettevile.
Os Veículos
Depois de ver a propaganda do futuro lançamento do Pontiac
Trans Am 1977, Needham soube que aquele seria o carro perfeito para o filme. Ele
conseguiu um acordo com a Pontiac e quatro Trans Ams 1977 e dois Pontiac LeMans
de quatro portas foram cedidos para o filme. Os Trans Ams eram na verdade
modelos 1976 com a frente transformadas, ganhando os quatro faróis quadrados do
modelo 77, assim como as faixas decorativas, que no capo dos modelos de 1976 possuíam a potência defina em polegadas cubicas e em 1977 foi alterado para Litros.
Todos os quatro carros foram seriamente danificados durante
as filmagens, sendo que um foi completamente destruído durante a gravação do
salto sobre a ponte quebrada. Para a cena foi utilizado um foguete para ajudar
na propulsão do veículo e Needham (que era duble) foi o motorista durante as filmagens. Ao final
das gravações o carro sobrevivente estava em péssimas condições e precisou ser empurrado nas ultimas cenas.
Foram usados também três Kenworth W900A, pintados em Marrom
café e dourado. Dois deles eram modelos 1974 identificados pelo emblema prateado padrão da marca, e um modelo 1973 com o emblema da grande dourado em
comemoração dos cinquenta anos da empresa. O mural na lateral da carreta foi
criado pela empresa Hobbs Trailers no Texas.
Curiosidades
Burt Reynolds trabalhou com Hal Needham outras cinco vezes, nos filmes Hooper - O Homem das Mil Façanhas (1978), Desta Vez Te
Agarro (1980), Quem Não Corre, Voa (1981), O Imbatível (1983) e Um Rally Muito
Louco (1984). Smokey and the Bandit teve outros dois filmes que no Brasil se chamaram Desta vez te agarro de 1980 e Agora você não escapa de 1983 (com Jerry Reed que faz o Snowman nos outros filmes no papel do Bandit).
O sucesso do primeiro filme da trilogia foi tanto que em 1978 a Pontiac vendou 93,341 Trans Ams que eram quase 25 mil a mais que no ano anterior e as vendas subiram para 117,000 em 1979.
Em 2014 um dos carros usados originalmente na divulgação dos filmes, foi vendido por 450 mil dólares em um leilão e no início de 2017 outro foi vendido por 550 mil.
Jerry Reed, que faz o papel de Cledus Snow o Snowman, foi o responsável pela trilha sonora do filme. A música East Bound and Down se tornou um dos grandes sucessos do cantor.
O terceiro filme da franquia contou apenas com uma aparição rápida de Burt Reynolds e apesar do carisma de Jerry Reed não teve o mesmo sucesso que os outros dois filmes da série.
Smokey and the Bandit 3 |
Poucas pessoas sabem, mas em 1994 Hal Needham produziu uma série para a tv com quatro filmes do Bandido, com Brian Bloom no papel principal.
Os quatro filmes produzidos para a televisão faziam parte de uma estratégia da Universal Studios para conquistar o publico abrindo caminho para uma série sobre o Bandit. O problema é que as histórias não tinham nada a ver com os filmes originais, e a baixa qualidade da gravação não conseguiu conquistar os espectadores, e a série nunca seguiu em frente.
Nesses filmes o Trans Am foi trocado pelo Dodge Stealth, que assim como o ator principal, não conseguiu ser um substituto a altura. Felizmente a história muda com o caminhão, que apesar de ser uma versão moderna do original, volta a ser da marca Kenworth.
Os quatro filmes não possuem o mesmo charme e qualidade dos originais, mas ainda assim eram divertidos.
O primeiro filme era um dos favoritos do diretor Alfred Hitchcock que o considerava muito divertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário