02 fevereiro 2018

Viajando pela história dos Motor Homes


No inicio do século vinte o mundo estava mudando rapidamente, indústrias cresciam, tecnologias eram inventadas ou aperfeiçoadas e os carros estavam começando a tomar o lugar de carroças e cavalos. Com a necessidade de se locomover cada vez maior, logo trilhas enlameadas deram lugar á estradas e a população norte americana que antes dificilmente se aventurava há mais de cinquenta quilômetros de casa, começou a viajar pelo país.

Apesar da lenta melhoria, a construção de novas estradas não acompanhava a enxurrada de novos veículos que tomavam as ruas todos os dias, e para os viajantes que se aventuravam em viagens mais longas a falta de infraestrutura os forçava a acampar em tentas á beira da estrada. Com a falta de restaurantes e hotéis logo as primeiras conversões de caminhões em casas começaram a aparecer nas rodovias de toda a América do norte.


Tendo como inspiração os carroções utilizados pelos ciganos que percorriam a Europa no século dezenove, os primeiros trailers eram construções caseiras que transportavam uma cozinha rustica e espaço para os viajantes passarem a noite. Apesar da simplicidade eram perfeitos para a época e proporcionava refeições caseiras e camas confortáveis mesmo longe de casa.

Em 1910 o primeiro Motor Home de que se tem noticia foi construído sobre a estrutura de um caminhão Packard, e possuía quase oito metros de comprimento e acomodava até onze pessoas. O veículo ainda possuía uma sala, cozinha equipada com caixa de gelo e banheiro (uma grande inovação já que os primeiros trailers não possuíam o cômodo).



Na década de vinte a maioria dos Motor Homes passaram a ser fabricados sobre veículos Ford devido a facilidade de peças e preços acessíveis. A partir dessa época os veículos passaram a ser comercializados com água encanada, banheiros com fossa séptica e fogão elétrico.

Gospel Car

Nessa época as construções ainda eram em sua maioria caseiras, proporcionando um verdadeiro show de bizarrices como o Gospel Car. Criado pelo Pastor e Mecânico William Downer essa casa motorizada tinha quase sete metros de comprimento e além de residência para o pastor e a família ainda servia de igreja ambulante, com púlpito e órgão.

Nos anos trinta nem mesmo a grande depressão econômica abalou seriamente as empresas, que passaram a fornecer modelos que iam desde pequenos trailers é enormes Motor Homes com quartos cozinha e banheiro. Nessa mesma época surgiram os primeiros Airstreams, trailers com estrutura em alumínio e espaço para até quatro ocupantes.


A grande revolução dos Motor Homes ocorreu a partir da década de cinquenta, com o final da Segunda Guerra e o retorno dos soldados para casa, a demanda por veículos mais luxuosos e com maior espaço interno cresceu, a família tradicional americana estava com mais dinheiro para gastar em viagens e os Trailers e Motor Homes se tornaram a melhor maneira de aproveitar as férias. 

Com a popularidade cada vez maior e estradas que agora cortavam o país proporcionando uma viagem mais rápida e segura, era comum encontrar projetos exóticos e extravagantes com direito a piscina e heliporto.

Um dos exemplos disso é o Executive Flagship construído em 1952 e pesava quase 18 toneladas. Equipado com dois banheiros, carpetes que recobriam todos os ambientes, televisor de 21 polegadas e até mesmo uma piscina portátil o Flagship era vendido por $75,000 dólares.



Em 1966 o primeiro Motor Home da empresa Winnebago passou a ser vendido, criando uma nova revolução no mundo dos campistas. Vendido pela metade do preço dos concorrentes, o Winnebago logo se tornou o preferido entre o publico e um simbolo da cultura pop sendo usado em diversos filmes e séries para televisão.


No Brasil 


Já no Brasil a prática do camping nunca chegou a ser tão popular como na América do Norte, mas algumas empresas fizeram história criando Trailers e Motor Homes que são lembrados e preservados até hoje.

A Turiscar, responsável pelo primeiro trailer Brasileiro, talvez seja a mais conhecida entre essas empresas. Criada por Pedro Scheid em 1965, a empresa apresentou seu primeiro trailer no salão do automóvel daquele ano. Em 1976 a empresa passou a fabricar também Motor Homes.

Apesar de um começo difícil, no auge a empresa chegou a fabricar 73 trailer por mês. Infelizmente a empresa fechou no final de 1999.
Foto site MaCamp

Outra fábrica Brasileira foi a Karmann Ghia responsável por montar a icônica Kombi Safári no Brasil.

Ela foi produzida pela Karmann Ghia até o início dos anos 90, utilizando o chassi da Kombi com motor de 1600cc. A Safári normalmente possuía um dormitório fixo que ficava elevado sobre a cabine, sala que também podia ser convertida em dormitório, cozinha com pia, fogão, geladeira e até mesmo um banheiro com sanitário portátil. O espaço podia acomodar de quatro a seis pessoas.

Com poucas unidades produzidas a Kombi Safári é hoje um veículo raro com o valor elevado e o item de desejo de muitos colecionadores.



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