No inicio do século vinte o mundo estava mudando rapidamente,
indústrias cresciam, tecnologias eram inventadas ou aperfeiçoadas e os carros
estavam começando a tomar o lugar de carroças e cavalos. Com a necessidade de
se locomover cada vez maior, logo trilhas enlameadas deram lugar á estradas e a
população norte americana que antes dificilmente se aventurava há mais de cinquenta
quilômetros de casa, começou a viajar pelo país.
Apesar da lenta melhoria, a construção de novas estradas não
acompanhava a enxurrada de novos veículos que tomavam as ruas todos os dias, e
para os viajantes que se aventuravam em viagens mais longas a falta de infraestrutura
os forçava a acampar em tentas á beira da estrada. Com a falta de restaurantes
e hotéis logo as primeiras conversões de caminhões em casas começaram a
aparecer nas rodovias de toda a América do norte.
Tendo como inspiração os carroções utilizados pelos ciganos
que percorriam a Europa no século dezenove, os primeiros trailers eram
construções caseiras que transportavam uma cozinha rustica e espaço para os
viajantes passarem a noite. Apesar da simplicidade eram perfeitos para a época e
proporcionava refeições caseiras e camas confortáveis mesmo longe de casa.
Em 1910 o primeiro Motor Home de que se tem noticia foi construído
sobre a estrutura de um caminhão Packard, e possuía quase oito metros de
comprimento e acomodava até onze pessoas. O veículo ainda possuía uma sala,
cozinha equipada com caixa de gelo e banheiro (uma grande inovação já que os
primeiros trailers não possuíam o cômodo).
Na década de vinte a maioria dos Motor Homes passaram a ser fabricados
sobre veículos Ford devido a facilidade de peças e preços acessíveis. A partir dessa época os veículos passaram a ser comercializados com água encanada, banheiros com fossa séptica e fogão elétrico.
Gospel Car |
Nessa época as construções ainda eram em sua maioria caseiras, proporcionando um verdadeiro show de bizarrices como o Gospel Car. Criado pelo Pastor e Mecânico William Downer essa casa motorizada tinha quase sete metros de comprimento e além de residência para o pastor e a família ainda servia de igreja ambulante, com púlpito e órgão.
Nos anos trinta nem mesmo a grande depressão econômica abalou seriamente as empresas, que passaram a fornecer modelos que iam desde pequenos trailers é enormes Motor Homes com quartos cozinha e banheiro. Nessa mesma época surgiram os primeiros Airstreams, trailers com estrutura em alumínio e espaço para até quatro ocupantes.
A grande revolução dos Motor Homes ocorreu a partir da
década de cinquenta, com o final da Segunda Guerra e o retorno dos soldados para casa, a demanda por veículos mais luxuosos e com maior espaço
interno cresceu, a família tradicional americana estava com mais dinheiro para gastar em viagens e os Trailers e Motor Homes se tornaram a melhor maneira de aproveitar as férias.
Com a popularidade cada vez maior e estradas que agora cortavam o país proporcionando uma viagem mais rápida e segura, era comum
encontrar projetos exóticos e extravagantes com direito a piscina e heliporto.
Um dos exemplos disso é o Executive Flagship construído em 1952
e pesava quase 18 toneladas. Equipado com dois banheiros, carpetes que
recobriam todos os ambientes, televisor de 21 polegadas e até mesmo uma
piscina portátil o Flagship era vendido por $75,000 dólares.
Em 1966 o primeiro Motor Home da empresa Winnebago passou a ser vendido, criando uma nova revolução no mundo dos campistas. Vendido pela metade do preço dos concorrentes, o Winnebago logo se tornou o preferido entre o publico e um simbolo da cultura pop sendo usado em diversos filmes e séries para televisão.
No Brasil
Já no Brasil a prática do camping
nunca chegou a ser tão popular como na América do Norte, mas algumas empresas
fizeram história criando Trailers e Motor Homes que são lembrados e preservados
até hoje.
A Turiscar, responsável pelo
primeiro trailer Brasileiro, talvez seja a mais conhecida entre essas empresas.
Criada por Pedro Scheid em 1965, a empresa apresentou seu primeiro trailer no
salão do automóvel daquele ano. Em 1976 a empresa passou a fabricar também
Motor Homes.
Apesar de um começo difícil, no
auge a empresa chegou a fabricar 73 trailer por mês. Infelizmente a empresa
fechou no final de 1999.
Foto site MaCamp |
Outra fábrica Brasileira foi a
Karmann Ghia responsável por montar a icônica Kombi Safári no Brasil.
Ela foi produzida pela Karmann
Ghia até o início dos anos 90, utilizando o chassi da Kombi com motor de
1600cc. A Safári normalmente possuía um dormitório fixo que ficava elevado
sobre a cabine, sala que também podia ser convertida em dormitório, cozinha com
pia, fogão, geladeira e até mesmo um banheiro com sanitário portátil. O espaço
podia acomodar de quatro a seis pessoas.
Com poucas unidades produzidas a
Kombi Safári é hoje um veículo raro com o valor elevado e o item de desejo de
muitos colecionadores.
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