09 setembro 2017

Propaganda Vintage - Chevette GP


Uma coisa é certa, você pode até não gostar de Chevette, mas é impossível olhar para essa frente e não achar bonitinha. O Chevette ‘Tubarão’ é o modelo mais charmoso do carrinho produzido no Brasil, e apesar da má fama da potência do Chevette essa série especial tem uma história bem interessante.

O Chevette GP (Grand Prix) foi lançado em 1976 quando a General Motor se tornou a patrocinadora oficial do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1, e a montadora decidiu lançar uma versão 'esportiva' do Chevette em comemoração. O carro aparecia nos anúncios publicitários da época como "O carro Oficial do Grande Prêmio do Brasil”, e foi até mesmo emprestado pela fábrica para alguns pilotos que chegavam ao país.

A parte interessante da história do Chevette GP está em seu status de "esportivo", e essas aspas estão ai por um bom motivo, já que toda a esportividade do Chevette ficava somente em sua aparência externa. Com uma grande faixa preto fosco que se estendia pelo capo e tampa do porta malas, assim como nas laterais com a inscrição GP, os espelhos com desenho aerodinâmico tipo concha, ponteira cromada no escapamento, rodas de ferro com um modelo exclusivo para o GP, com tala de 6 polegadas na cor cinza grafite com sobre aro de alumínio. No interior o volante foi modificado, ficando com o diâmetro menor que o normal, enquanto a forração dos bancos e das portas era na cor preta e os pedais ganharam frisos cromados. Como opcional era oferecido faróis de milha, que eram colocados dentro da grade de plástico que era totalmente preta sem os frisos cromados dos modelos L e SL.

A grande mudança da parte mecânica foi o aumento na taxa de compressão que subiu de 7,8:1 para 8,5:1, o que segundo testes fez a velocidade final do carro subir de 140Km/h para 144,5Km/h, enquanto a aceleração foi para 18,80 segundos para chegar aos 100km/h contra os 19,40 segundos da versão normal. Essa diferença mínima fez a potencia aumentar de 69CV para 72CV, o que passava quase imperceptível para os motoristas que esperam um carro esportivo.
  
No final, apesar de ser uma bela série especial do Chevette e ter ganho até mesmo uma segunda versão com o GP2 fabricado entre 1977 e 1978, o Chevette GP não era exatamente um carro esportivo, mas com poucas unidades fabricadas hoje ele é muito procurado pelos colecionadores. 


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