Na propaganda acima a Citroën afirma que se 'não podem fazer o 2CV mais rápido, mais espaçoso ou mais barato. Então vão pintá-lo.
O Citroën 2CV possui uma história bem interessante,
apresentado ao publico em 1948 teve seu projeto inicial antes da segunda
guerra, quando o vice-presidente da marca se deu conta que nem todos tinham
acesso á veículos motorizados e uniu um grupo de projetistas para idealizar um
carro pequeno, barato, sem muito conforto e popular. Se isso tudo fez você
lembrar do Fusca, fique sabendo que o 2CV também era Air cooled.
O 2CV foi inicialmente pensado para os fazendeiros
que ainda usavam cavalos e carroças na França dos anos 30. Para isso o carrinho
possuía uma carroceria resistente (inicialmente projetada com metal corrugado
para maior resistência sem adicionar peso), manutenção simples, baixo consumo
de combustível e suspensão eficaz em estradas de baixa qualidade. O veículo
também possuía um teto solar que se abria para acomodar cargas mais altas, e que até 1955 tinha a abertura até próximo ao para-choque traseiro. O motor era um air cooled de dois cilindros, 375cc e 9CV.
Fabricado na França entre 1948 á 1988 e em Portugal de 1988
á 1990, mais de 3,8 milhões de 2CVs foram produzidos.
Um fato interessante é que durante a ocupação nazista a diretoria da Citroën decidiu
esconder os projetos do 2CV, com medo ter o carro roubado pelos Alemães e
utilizado como máquina de guerra. Alguns exemplares dos protótipos foram
enterrados em locais secretos, enquanto outros foram disfarçados de pick-ups. Os
demais foram destruídos pela fábrica.
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